Carregando...

Angiotomografia de glaucoma e retina

Angiotomografia de glaucoma e retina


De modo geral, a angiografia é um exame para visualização e diagnóstico das condições dos vasos sanguíneos. Aplicada à oftalmologia, a angiografia ocular se apresenta como exame essencial para os diagnósticos de doenças que atingem a circulação da retina, coróide e o nervo óptico.

A angiografia por OCT constitui uma evolução tecnológica do exame OCT comum. Isso porque, ao aparelho de tomografia de coerência óptica, foi incorporado um novo software que possibilita a avaliação do fluxo da corrente sanguínea no interior dos vasos da retina, além da avaliação estrutural rotineira.

Dessa forma, com a utilização da angiografia por OCT é possível avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos, assim como detalhes anatômicos tridimensionais. Ou seja, se a OCT já se apresentava como um grande recurso não invasivo, a nova tecnologia facilitou ainda mais os diagnósticos e acompanhamentos das condições oculares, sobretudo as doenças que afetam os vasos, como a diabetes, hipertensão e degeneração da mácula.

Do mesmo modo que o exame tradicional, também é realizado com equipamento específico, no próprio consultório. Todo o procedimento leva apenas alguns minutos.