Carregando...

Cirurgia de calázio

Cirurgia de calázio


O calázio é uma inflamação na glândula de Meibômio, uma glândula de gordura localizada na pálpebra. Trata-se de lesão crônica que pode apresentar-se como um cisto, tanto na pálpebra superior quanto na inferior. É mais comum que o nódulo apareça na parte superior, devido à maior quantidade de glândulas sebáceas superiormente.

O calázio é facilmente confundido com o hordéolo, mais conhecido como terçol, já que os dois problemas são identificados por características semelhantes. No entanto, são duas condições diferentes. O terçol é resultado de uma infecção bacteriana que afeta os folículos ciliares, enquanto o calázio é uma inflamação das glândulas de gordura, não causada por bactérias.

Mesmo após a inflamação ser controlada, um granuloma pode se formar na pálpebra (semelhante a uma espinha) e aumentar de tamanho conforme a glândula afetada acumula a secreção que produz.

A cirurgia de calázio é a última opção de tratamento da doença. Trata-se de um procedimento bem rápido, com duração máxima de 20 minutos. A intervenção cirúrgica é feita a partir de uma pequena incisão na área da lesão, com aplicação de anestesia local. Depois disso, o conteúdo do nódulo é drenado.

Como a incisão é feita, regularmente, na parte de dentro da pálpebra, a operação de calázio não costuma deixar cicatriz, e a recuperação é tranquila. O paciente leva pouquíssimo tempo para se recuperar e pode, inclusive, voltar às suas atividades no dia seguinte.

No pós-operatório, o paciente deve manter o tratamento com colírios, pomadas e compressas por período determinado. Normalmente, o inchaço no local da cirurgia reduz em poucos dias.


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555