Carregando...

Transplante de Córnea

Transplante de Córnea


O Transplante de Córnea é o transplante de órgãos mais realizado no mundo e também o de maior sucesso. Vamos explicar aqui o que é e como funciona essa cirurgia.

O Transplante de Córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea (doente) de um paciente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão (finalidade óptica) ou corrigir perfurações oculares (transplante tectônico).

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. Para entender melhor, imagine um relógio com o vidro arranhado, embaçado… Mesmo que a máquina do relógio esteja funcionando, não vai ser possível ver as horas. É igual à córnea: caso ela esteja “embaçada, arranhada”, mesmo que o resto do olho esteja sadio, a visão vai ficar ruim. Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual por problemas de córnea recuperem a visão.

Durante um transplante de córnea, o botão (ou disco) central da córnea opacificada (embaçada) é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.

Portanto, a córnea saudável deve permitir a passagem de luz através dela (deve ser transparente). A perda da transparência da córnea (opacificação) chama-se leucoma corneano, o qual pode prejudicar a visão. Além de ser transparente, a córnea normal apresenta uma curvatura capaz de ajudar na formação da imagem na retina (focar a imagem, melhorando sua nitidez). Assim, alterações na curvatura da córnea também poderão prejudicar a visão.

O olho, como um todo, pode ser transplantado?

Não. Somente alguns tecidos oculares, como a Córnea e a Esclera, e as Células-Tronco da córnea, podem ser utilizados com fins terapêuticos.

 

Que doenças podem ser corrigidas com o Transplante de Córnea?

O Transplante de Córnea está indicado, obviamente, para algumas doenças da córnea. Muitas pessoas acham que essa cirurgia resolve qualquer doença no olho, mas não é assim. Só as doenças da córnea podem se beneficiar dela. Não existe Transplante de “todo o olho”, ou Transplante de Retina. Diversas doenças podem ser tratadas com o transplante de córnea, dentre as quais podemos mencionar algumas:

 

a) Ceratocone (doença que altera a curvatura corneana, podendo causar opacidades na córnea);

b) Degeneração marginal pelúcida (doença parecida com o Ceratocone e que também altera a curvatura da córnea);

c) Ceratoglobo (formato alterado da córnea, associado com afinamento da mesma);

d) Distrofias corneanas (alterações bilaterais, progressivas que costumam provocar opacidades corneanas), dentre elas podemos citar a mais comum: Distrofia de Fuchs;

e) Ceratopatia Bolhosa (descompensação da córnea, com presença de uma córnea com gutata, edema e diminuição da visão, devido à falência do endotélio da córnea);

f) Córnea guttata e Distrofia de Fuchs (descompensação corneana que pode progredir para ceratopatia bolhosa);

g) Infecções corneanas graves;

h) Leucomas (opacidades corneanas que podem ser originadas por diversas causas, como traumatismos, queimaduras químicas, infecções por herpes e distrofias corneanas, por exemplo);

i) Perfurações oculares.

 

Quais são os tipos de transplantes de córnea?

Existem diversos tipos de Transplantes de Córnea, cada qual apresentando vantagens e desvantagens específicas. Inicialmente, podemos dividir os transplantes em dois tipos:

 

A) TRANSPLANTE PENETRANTE

Os Transplantes Penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma fatia da córnea. Assim, dependendo de cada caso, o médico poderá optar por um tipo ou outro de transplante.


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555