Carregando...

Biometria Óptica

Biometria Óptica


Na cirurgia da catarata, uma das mais realizadas em todo o mundo, o implante de lente intra-ocular é fator decisivo para a recuperação visual.
O tamanho do olho, ou mais precisamente, o diâmetro antero-posterior do globo ocular, é um dos parâmetros utilizados no cálculo do grau da lente a ser implantada.


A cirurgia de catarata e os implantes de lentes evoluiram de tal forma que a cirurgia de catarata é considerada uma cirurgia refrativa, ou seja, além da recuperação da visão pela retirada da catarata, a cirurgia tem por objetivo final deixar o paciente com a menor dependência em relação aos óculos.

A outra forma de medir o diâmetro antero-posterior do olho é utilizando a luz na forma de laser (IOLMaster® ). Prescindindo do contato com o olho, o equipamento realiza a medida com grande precisão e conforto para o paciente. O exame é realizado com o paciente sentado, não necessitando o uso de colírio anestésico e sem contato com o olho.

 
A precisão da medida está entre as principais vantagens da biometria óptica de não contato. Graus elevados, tamanho da pupila, dentre outros fatores, não afetam a precisão da medida. Além disto, o aparelho detecta automaticamente o olho que está sendo examinado, eliminando a possibilidade de erro. No mesmo tempo, o aparelho também faz medidas da curvatura corneana e profundidade da câmara anterior. Ao final do exame, o aparelho lista os valores medidos e, utilizando as fórmulas biométricas, calcula as possibilidades de grau para cada tipo de lente intra-ocular disponível.