Carregando...

Retina

Retina


A retina é uma fina membrana localizada no fundo do olho, responsável pela captação da imagem através da luz. As imagens são enviadas ao cérebro por meio do nervo óptico. Para que a função da retina seja plenamente cumprida, ela deve estar totalmente colada e aderida à parede do fundo do olho e manter-se vascularizada. A parte central da retina é chamada de mácula. Ela é responsável pela nitidez da visão e pela percepção de cores.

As doenças que afetam a retina e a mácula com maior frequência são o diabetes, a degeneração macular relacionada à idade, a hipertensão arterial, as obstruções venosas e arteriais e o descolamento da retina.

Retinopatia Diabética: a diabetes é uma doença progressiva, que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos do olho. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada e acompanhamento médico, são as principais formas de evitar o desenvolvimento da retinopatia diabética. Para manter a visão, diabéticos devem passar rotineiramente por uma consulta oftalmológica.



Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula). A DMRI causa baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura. Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555