Carregando...

7 aos 10 anos

Erros refracionais que podem impedir o bom resultado escolar no início da alfabetização e aparecimento de miopia, mesmo nos indivíduos que não tinham o problema.

7 aos 10 anos


É fundamental que, nesta época do ano, pais e professores fiquem mais atentos às dificuldades das crianças para enxergar. A estimativa do Ministério da Saúde é que 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), de 3% a 10% de brasileirinhos de 7 a 10 anos precisam usar óculos.


Crianças com alguma dificuldade visual podem se queixar de tonturas, sensibilidade excessiva à luz, náuseas ou dor de cabeça. Aquelas que andam com cuidado excessivo, esbarram ou tropeçam com facilidade também podem apresentar algum tipo de deficiência visual. Devemos observar ainda crianças que trazem objetos muito próximos aos olhos ou precisar virar o pescoço para focalizar algo. As consequências de um problema ocular não tratado são sérias e afetam, inclusive, o desempenho escolar. Muitas vezes, o aluno é tido como desatento ou desinteressado, quando, na verdade, é míope ou hipermetrope.


Crianças não sabem que têm a visão embaçada. Os principais sinais de alteração visual são: tomba a cabeça para um lado, dor de cabeça ou nos olhos frequente, assiste TV muito próximo da tela, esfrega os olhos após esforço visual e fecha um dos olhos em local ensolarado.

 


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555