As cirurgias oftálmicas progrediram muito graças aos avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos. Hoje é possível realizar procedimentos muito mais seguros e com resultados infinitamente melhores.
Entre as doenças oculares que exigem tratamento cirúrgico estão as da retina, da córnea, catarata e glaucoma. A recuperação mais rápida do paciente não é o único benefício do uso das novas tecnologias. No caso das cirurgias de catarata, por exemplo, os novos aparelhos e técnicas auxiliam no diagnóstico e até corrigem outros problemas de visão.“Utilizamos aparelhos que aumentam a precisão diagnóstica durante a avaliação pré-operatória e também no momento das cirurgias, além de novos tipos de laser e lentes intraoculares trifocais, que permitem que o indivíduo operado enxergue para longe, intermediário e perto, na maior parte das situações, sem auxílio de óculos, o que proporciona mais conforto e melhora na qualidade de vida”, destaca o oftalmologista Fernando Gadelha,
que é especialista em catarata e retina.
TRATAMENTOS QUÍMICOS TAMBÉM APRESENTAM EVOLUÇÃO
Já com relação às doenças da retina, novas drogas atualmente facilitam o tratamento de doenças que antes eram intratáveis, como a degeneração macular relacionada à idade, importante causa de baixa visual em pacientes com idade acima dos 50 anos. “Já existem a nossa disposição instrumentos e equipamentos cada vez mais precisos que proporcionam cirurgias mais rápidas e seguras para melhora significativa da visão”, enfatiza Gadelha. O especialista conta que técnicas cirúrgicas avançadas já permitem, em alguns casos, transplantar tecido retiniano de uma área saudável para outra área afetada, dentro do mesmo olho, corrigindo sequelas de doenças maculares. “Já houve casos considerados incuráveis, como os buracos maculares em estágio avançado, mas isso mudou”, completa.
O glaucoma, doença muito temida devido à possibilidade de gerar cegueira, também ganhou na evolução do tratamento. Atualmente, existem colírios potentes que baixam muito bem a pressão ocular. No entanto, a posologia, com a necessidade de uso diário e, muitas vezes, frequente, dos colírios, dificulta a adesão dos pacientes ao tratamento, além de aumentar a incidência de efeitos colaterais. “Com o objetivo de diminuir esses inconvenientes e melhorar o resultado do tratamento, em breve, estarão disponíveis novas medicações de liberação programada que, uma vez implantadas no olho através de um pequeno procedimento cirúrgico, vão lenta e progressivamente liberando a medicação que vai fazendo o efeito de controlar a pressão ocular”, explica a oftalmologista Marielle Medeiros, especialista em glaucoma. Segundo ela, já existem lasers micropulsados que aumentam a possibilidade de controle da pressão ocular, atuando como adjuvantes aos remédios tradicionais.
TÉCNICAS DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA EVITAM REJEIÇÃO
Nos tratamentos para doenças da córnea, os destaques são as novas técnicas de transplante. “Hoje temos técnicas menos invasivas e mais efetivas, que evitam rejeição e diminuem a necessidade de pontos, proporcionando maior conforto no pós-operatório e recuperação visual mais rápida”, destaca a oftalmologista Amanda Gadelha, especialistas em córnea e cirurgia refrativa.
"Eri consenit fugiam, volessit lique
neceat veria preprem repero cores
volecuptasit omnimint que pedi ulla
seque eos aces re pra idis autet atio.
Name odi berovit atusam."
Amanda Gadelha, oftalmologista
"Giat. Milloris atis dunti tem re que
accatatur? Endem apic tem ipietum
serati cuptius rem aute pa dis
dolum aut autecta corerumquat
labores voluptatqui blautatur, unt,
solorenis inissuntissi omnim volupit
quo optatem dolutem quuntes
tiusdant poreptasime praeptae"
Camila Gadelha, oftalmologista
Outros tratamentos das doenças da córnea também incluem novos procedimentos. “O uso do crosslinking, que associa luz ultravioleta à riboflavina- Vit B2, e dos implantes intraestromais, são opções para o tratamento do ceratocone, doença hereditária da córnea, e da presbiopia, vista cansada”, relata Camila Gadelha, oftalmologista especializada em córnea e cirurgia refrativa. Segundo a especialista, outro tratamento é o consagrado Excimer Laser, terapia de escolha para o tratamento dos distúrbios de refração, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Os avanços tecnológicos nas cirurgias oftálmicas trazem muitos benefícios aos pacientes, mas é muito importante lembrar que, nos diversos tratamentos oculares, desde a prescrição dos óculos até o tratamento cirúrgico, apenas o médico especialista em oftalmologia, é o profissional indicado para avaliar e direcionar o melhor tratamento para os seus olhos.