Uma noite mal dormida pode trazer um grande desconforto no dia seguinte: corpo cansado, olhos pesados, olheiras e pensamento desacelerado são alguns dos fatores que incomodam quando dormimos menos do que o necessário. Mas você sabia que dormir pouco prejudica os olhos?
O que prejudica a visão?
A rodopsina, um pigmento presente na retina e sensível à luz, regenera-se durante o sono. Desta forma, dormir pouco prejudica este processo, e interfere na lubrificação dos olhos, causando olho seco, irritação e ardência. O hábito de dormir menos de 6 a 8 horas por dia aumenta o risco de alterações vasculares na retina, que podem causar a perda definitiva da visão.
O estresse gerado pela falta de sono desorganiza o consumo de glicose pelo organismo e dificulta a utilização da insulina secretada pelo pâncreas. Os distúrbios do sono comprometem a imunidade, diminuindo a capacidade do organismo em combater infecções. Dormir pouco também facilita o desenvolvimento de doenças oculares, como a conjuntivite viral, bacteriana e alérgica, especialmente no inverno.
Agora que você já sabe que dormir pouco faz mal, confira algumas dicas para combater a insônia:
- Consuma frutas ricas em vitamina C (laranja, goiaba, acerola); elas ajudam a melhorar a saúde dos olhos;
- Inclua algum carboidrato no jantar para aumentar a produção de insulina;
- Coma peixes de água fria e frutos do mar; eles equilibram as lágrimas e previnem a degeneração macular;
- Consuma castanha do Pará (em pequenas quantidades); o selênio ajuda a proteger os olhos;
- Espinafre e brócolis ajudam a proteger a retina;
- Evite usar o computador, tablete ou smartphone durante a noite; a luz emitida por esses aparelhos interferem no seu sono.
Siga as dicas e tenha uma noite de sono tranquila!
Fonte: Portal da Oftalmologia