Cirurgia de Glaucoma ou Trabeculectomia é uma das técnicas utilizadas para tratamento do Glaucoma.
Trata-se de uma cirurgia dos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intra-ocular (principal sintoma do glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico. Também temos, em alguns casos, a necessidade de implantes de tubos de drenagem para acelerar o processo de perda ou diminuição da pressão intra-ocular.
A cirurgia de glaucoma é indicada para pacientes nos quais o tratamento clínico com colírios não é o suficiente para controlar o aumento da pressão intra-ocular e reter a evolução do glaucoma, sendo necessário o procedimento cirúrgico. A cirurgia de glaucoma pode ser realizada a laser, chamada de trabeculoplastia, que é a técnica mais utilizada no momento, que traz poucos efeitos colaterais e efeitos adversos para o paciente submetido a este tratamento de glaucoma.
Nesta cirurgia a laser é feita a drenagem do fluido para fora do olho, sendo que alguns pacientes precisam continuar tomando medicamentos depois do procedimento para efetivar resultados. Existe também a trabeculectomia, que é uma intervenção cirúrgica convencional, onde é realizado um dreno no olho para diminuir a pressão intra-ocular, este tipo de tratamento é necessário o uso de anestesia local e relaxante para diminuir o desconforto do procedimento.