Carregando...

Qual a importância do check-up oftalmológico anual?

Qual a importância do check-up oftalmológico anual?


Sabemos que com o ritmo agitado do dia a dia, é difícil tirar um tempo para realizar consultas e exames médicos preventivos, principalmente exames oftalmológicos. No entanto, seus olhos são uma das partes mais importantes do seu corpo e merecem  atenção mais que especial.

Nesta época do ano, quando a maioria das pessoas está de férias, é uma boa hora para incluir na agenda um horário para visitar seu oftalmologista!
Por que realizar um check-up?

Um senso comum bastante difundido é que se você não estiver sentindo nenhum sintoma, não há motivo para ir ao médico. Essa  crença abrange a maioria das especialidades médicas, não só a área da oftalmologia.

O problema com esse pensamento é que, muitas vezes, os únicos casos em que os sintomas começam a aparecer são quando o problema atinge um estado grave e muito mais difícil de tratar.

Consultar seu médico regularmente é um meio de garantir a detecção de problemas de saúde em um estado inicial e, portanto, aumentar a chance de serem tratados e curados com sucesso. Confira abaixo três motivos para considerar uma consulta ao seu oftalmologista!

O glaucoma não apresenta sintomas iniciais

O glaucoma é uma condição muito comum, causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. É uma doença silenciosa que só apresenta sintomas quando a condição já progrediu para um estágio quase irreversível. Visitar seu oftalmologista regularmente irá garantir que ele faça exames e detecte a condição em seus estágios iniciais, a fim de iniciar o tratamento e ajudar a evitar danos permanentes.

Você pode não perceber que sua visão está fora do normal

Muitas vezes não identificamos alterações em nossa visão, entre elas a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato. Em outros casos, não percebemos que nossa prescrição atual não é forte o suficiente e precisa ser avaliada e alterada. Ao consultar seu oftalmologista, será possível identificar mudanças em sua visão, tratando-as adequadamente.

Seus olhos podem dizer muito sobre sua saúde em geral

Os olhos fornecem muita informação sobre nós, não só emocionalmente, mas também fisicamente. Várias condições perigosas podem ser identificadas através da nossa visão, entre elas diabetes, câncer de pele, colesterol alto, pressão alta, um desequilíbrio hormonal ou até mesmo um tumor cerebral. Se você fizer o check-up, seu oftalmologista pode detectar uma dessas doenças silenciosas e realizar o encaminhamento para o médico especialista, de acordo com a condição identificada.

Quando o check-up deve ser realizado?

Independente da faixa etária, cuidar da saúde ocular e visitar um oftalmologista são importantes para proteger a visão, e, por isso, é fundamental que sejam realizados pelo menos duas vezes ao ano. Para as crianças, os exames aos 6 meses, 3 anos e pouco antes do início da vida escolar são essenciais. Preste atenção aos problemas visuais que podem ocorrer em cada fase da vida e procure um especialista para orientar sobre a melhor medida preventiva ou sobre o tratamento mais indicado para você e sua família.

 

Fonte:  Portal da Visão


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555