Carregando...

Cuide dos olhos no verão com essas sete dicas

Cuide dos olhos no verão com essas sete dicas


      A estação mais esperada do ano por quem gosta de calor, praia e piscina também tem seus problemas. É nesta época que costumam acontecer epidemias de conjuntivite, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença. O período também fica marcado pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. Para completar, muita gente ainda sofre com a claridade e muitas vezes fica em dúvida sobre como proceder. Felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples. Confira quais são eles e aproveite o verão sem deixar a saúde de lado.

 

Banho de mar

 

     A irritação mais frequente após o banho de mar é a conjuntivite. Por isso, é recomendado usar um colírio lubrificante ao sair do mar e não coçar os olhos, evitando, assim, o risco de lesões por agentes que estejam na superfície ocular. Para usuários de lentes de contato, é recomendada a opção pelos modelos de descarte diário, com proteção UV, que oferecem menos riscos de contaminações.

 

Piscina

 

     Embora pareçam limpas, piscinas costumam ser usadas por diversas pessoas e ainda são alvo de inúmeros produtos químicos. Por isso é recomendado o uso de colírios lubrificantes ao sair da água. Algumas pessoas são tolerantes a esses agentes e não apresentam qualquer desconforto mesmo mergulhando de olhos abertos, mas isso não é regra. Para quem tem o hábito de usar lentes de contato, é preferível adotar os modelos de descarte diário, para evitar o risco de contaminação.

 

Sol forte

     Na falta de óculos de sol, invista em bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular. Contrair os olhos também é um método de proteção natural do corpo, já que a ação é reflexa e involuntária. Isso reduz a entrada de luz nos olhos, promovendo mais conforto para quem está exposto ao sol.

 

     Para quem usa lentes de contato, é preciso investir em modelos que possuem proteção contra os raios ultravioleta e também de descarte diário, que reduzem os riscos de contaminações. Combinadas aos óculos e chapéus, elas oferecem uma proteção ainda maior.

 

Óculos escuros

     Óculos escuros sem filtro de raios ultravioletas podem prejudicar os olhos, por isso, não invista em produtos de procedência duvidosa. Segundo ela, o conforto proporcionado pela redução da luminosidade faz com que nossos olhos fiquem mais vulneráveis, caso não haja proteção adequada. Por isso, na dúvida prefira bonés, uma sombra ou mesmo a exposição direta.

 

Filtro solar

 

     O contato dos olhos com o filtro solar costuma causar ardência e irritação, por isso, fique atento na hora de espalhar o produto no rosto. Prefira versões mais concentradas ou que sejam específicas para essa região mais sensível. A especialista afirma, entretanto, que não há grande perigo decorrente da interação e que lavar o rosto com água corrente ou usar colírios lubrificantes já é o suficiente para aliviar o desconforto.

 

Cisco

 

     Por mais tentada que a pessoa fique, ela deve evitar coçar os olhos quando sentir um cisco, pois há risco de lesões na superfície ocular. O que fazer? Usar um colírio lubrificante e, caso o problema não seja resolvido, dirigir-se a um pronto-socorro para que o médico remova o cisco com material esterilizado que não expõe o paciente ao risco de infecções. Após a retirada do cisco, é comum a realização de um curativo ocular oclusivo que favorece a cicatrização da lesão por 24 horas.

 

Suor

     Até mesmo nosso próprio suor pode gerar irritações oculares. As sobrancelhas impedem que a água escorra, mas com o aumento da transpiração, decorrente da prática de exercícios, por exemplo, isso se torna. Para evitar o problema, vale apostar em faixas, como a que os jogadores de tênis usam, ou contar com uma toalhinha para evitar que o suor escorra.

 


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555