Carregando...

2 aos 6 anos

Problemas relacionados ao desenvolvimento, má formação, estrabismo, ambliopia, anisometropia, daltonismo geralmente é diagnosticado na fase escolar

2 aos 6 anos


Outra patologia, que senão tratada na infância, pode vir a comprometer a visão é a doença do olho preguiçoso, tecnicamente conhecida como ambliopia. “É uma situação em que um dos olhos ou ambos não são estimulados nos primeiros anos de vida e por isso ele não aprendem a enxergar. Esta deficiência quando não tratada antes dos oito anos de idade deixa sequelas definitivas.

A ambliopia pode ser causada pelo estrabismo ou diferença de grau muito grande entre um olho e outro, entre outras coisas. A criança deve ser levada pelo menos uma vez ao ano ao oftalmologista, até os seis anos, idade em que se completa o desenvolvimento da visão. Esta é a melhor forma de prevenir e cuidar.

O tratamento clássico e mais conhecido da ambliopia ainda é a oclusão (fechamento momentâneo) do olho de melhor visão. As ambliopias, contudo, precisam ser tratadas até 6 anos de idade. O tempo para oclusão depende da intensidade e da idade do paciente. Na maior parte dos casos, a ambliopia deve ser detectada e tratada antes da idade escolar, quando a visão ainda está em pleno desenvolvimento.

A dificuldade, no entanto, está na detecção do problema por parte da criança. Por isso, o ideal é que todas as crianças realizem exame oftalmológico até os 4 anos de idade, para diagnosticar diferenças de poder refracional entre os olhos. Se apresentar estrabismo ou houver história de ambliopia na família, a criança deve realizar esse exame mais precocemente.

No entanto, não adianta tratar apenas a causa da ambliopia. Deve-se também forçar o cérebro a usar o olho fraco para estimulá-lo. Isso só é possível ao tampar o olho preferido na maior parte do dia, por semanas ou até meses. Algumas vezes, é necessário tampar ambos os olhos alternadamente. Quanto ao sucesso no tratamento da ambliopia, isso varia conforme a gravidade do problema e da idade do paciente, tendo resultados insatisfatórios se for feito após a idade escolar. O tratamento pode durar até os 9 anos de idade. Após essa idade, a ambliopia tende a não voltar mais. Se o olho amblíope não for tratado, a dificuldade visual poderá ser irreversível.

A melhor maneira de prevenir a baixa visão é trazer seu filho o mais breve possível ao oftalmologista. Assim, os problemas visuais são detectados bem precocemente. O oftalmologista observa todo o crescimento e desenvolvimento visual da criança prescrevendo os erros de refração (grau) na época de seu surgimento, e inicia o tratamento com tampão e EV (estimulação visual) minimizando a ambliopia e a baixa visão.


Endereço: R. Silvio Almeida, 821 - Expedicionários, João Pessoa - PB, 58041-020 - Telefone: (83)3031.4555